Muitos querem levar a Arca, mas poucos querem carregar a Cruz

Muitos querem levar a Arca, mas poucos querem carregar a Cruz
Por Pr.João Pereira - site "curados para adorar"


Ola amados, graça e paz, gostaria de desejar a todos um ano de conquistas e realizações na presença de Deus.
Meu tema hoje é todos querem levar a arca, mas poucos querem carregar a cruz!
Amados infelizmente hoje em dia, vemos uma disputa nos púlpitos que se tornaram lugar de destaque na mídia ao invés de lugar da glória de Deus.

Olhando o texto de 2 Samuel capitulo 6 que fala quando Israel tentou, eu disse bem tentou levar a arca de volta pra Israel e falhou, observo algumas coisas fortes, que levam-me a meditar sobre algumas coisas que acontecem na igreja brasileira.

Infelizmente o traço principal desse texto, é a forma que a arca foi levada, vamos a alguns fatos dessa passagem:

Primeiro, porque a arca estava retornando a Israel? Ela tinha sido usada como amuleto numa batalha anterior, onde quando os filhos de Eli, Hofni e Finéias, usaram essa arca para a coloca diante da batalha, que iria ser travada contra os filisteus. Todos conhecem a estória, os filhos de eli, morreram os israelitas perderam a batalha, eli morre a acontece o famoso "icabode" foi -se à glória de Deus.

Então Davi assume o trono, e busca a arca de volta, mas acontecem algumas coisas interessantes nessa volta, primeiro à arca vem sobre bois, numa carroça. Bem acontece então uma transgressão, a arca deveria ser levada por homens, ou seja, quando a mesma foi construída, ela recebeu argolas, onde passariam varais, onde então em cada uma das pontas desses varais, um levita colocar-se-ia para carregar a arca, daí vem minha primeira meditação, muitos hoje querem levar a arca usando métodos humanos, formulas de crescimento, estratégias, etc.

Hoje vemos alguns ministérios que surgem como adoradores extravagantes, será que Deus é tão sem criatividade? Todos agora são extravagantes? Alias a palavra extravagante, já é uma palavra errada, outro dia li um excelente artigo na Internet que tratava disso extravagante é um termo horrível que fala de pessoas excêntricas, eles deveriam sim ser extravasantes, ou seja, pessoas que não se limitam a extravasar seu amor, pelo senhor, assim como aquela mulher na casa de Simão.
Outros vêem em formulas de crescimento, como igrejas com propósitos, g12 etc, a formula que a gloria irá ser levada, amados, como diz o pr Hernandes dias Lopes, Deus não unge métodos, Deus unge a homens ...........

Não é com métodos humanos que faremos a igreja crescer, mas sim com a glória de Deus, quando nós como igreja, deixarmos de sermos conhecidos pelos escândalos, mas sim pelo poder de deus, assim veremos a glória de Deus, uma das características que Jesus disse que a igreja deveria ter, era ela ser comparada ao sal, uma das funções do sal é gerar sede nas pessoas, será que como igreja temos gerado sede de Deus nas pessoas? Olhe em tua vida, você tem gerado fome e sede de Deus nos teus parentes e amigos? Por isso antes de buscar métodos de levar a arca, busque que a arca encha a tua vida, a arca simboliza a presença de Deus, quando somos cheios de Deus, entendemos porque a arca tinha que ser levada pelos homens, Deus quer nos mostrar profeticamente, que ele quer que a presença Dele seja levada pelos homens. Não por métodos, Deus quer que sua igreja cresça, não por formulas, mas sim pelo seu poder nem por força nem por violência, mas pelo meu Espírito diz o Senhor.

Segundo a arca era levada pelos bois, porque os levitas queriam que ela chegasse rápida a Israel, posso chegar a duas conclusões, a primeira, eles a levaram rápido, pois queriam agradar ao rei, como hoje nas igrejas tem gente levando a arca para agradar o rei, faz o louvor e espera os elogios, e aí irmão, gostou? Foi uma benção não é? Varre a igreja e olha se o pastor está olhando... Prepara uma palavra e busca textos difíceis para que todos elogiem "meu Deus de onde ele tirou essa palavra?" Amados Paulo diz que quando fazemos a obra, que não façamos para o homem, mas sim para Deus, quando fazemos a obra para Deus, podemos ser perseguidos, humilhados, mas estamos felizes, pois o Senhor nos aprova. Uma vez, um grande pianista europeu fez um concerto para cinco mil pessoas, ao fim todos aplaudiram de pé, então um repórter aproxima-se e pergunta, como o senhor se sente como pianista sendo reconhecido por cinco mil pessoas? Ele então responde, está vendo aquele velhinho ali no meio da multidão? O repórter diz, sim estou vendo, ele é meu mestre, se ele não me aplaudir, de nada valem os aplausos da multidão, assim temos que ser nós, ninguém te aplaudiu? Amém se você fez o que Deus quer que você faça, isso é o que importa.

Segundo ponto da arca ir para Israel rápido hoje queremos experimentar crescimento rápido, viramos uma geração pragmática, o que é pragmatismo? É o que dá certo, não importa se é o certo, importa se dá certo, deu certo ok? Por isso vemos hoje igrejas fazendo campanhas, distribuindo flores, sabonetes, num misticismo desenfreado, pois infelizmente os pastores esqueceram que mais bem aventurados foram os que não viram, mas creram! Hoje parece que as pessoas precisam de um amuleto gospel, outro dia vi alguns membros de uma igreja, com uma fitinha igual a que vemos oriunda de algumas religiões afros. Ou seja, estamos vivendo um sincretismo religioso.

Estamos confundindo sucesso humano, que são números, com sucesso diante de Deus. Cuidados pastores e lideres, você precisa da glória de Deus, precisa erguer o senhor Jesus, Jesus declara isso, quando ele fosse erguido todos seriam atraídos para ele, quando erguemos Jesus e sua cruz, assim atrairemos as multidões.

O que acontece então? A arca tomba, e Uzá é ferido pelo Senhor, quando li esse texto pela primeira vez, pensei meu Deus, não quero esse Deus não, matou uzá, mas na verdade isso é uma lição para nós, quantos levam a arca de qualquer jeito e depois, acabam no meio do caminho, quantas igrejas começaram bem hoje onde estão? Amados, Deus é amor, mas também é fogo consumidor, não vamos brincar com a glória de Deus, precisamos sim buscar intimidade com o Senhor, assim não estaremos em caminhos errados, seja doutrinariamente, ou ministerialmente.

Em compensação vemos um outro paralelo no texto de Lucas 23: 26 Simão cirineu, é agarrado e leva a cruz de Jesus, primeiro para compartilhamos da cruz do senhor temos que estar próximos, assim seremos co-participantes de sua obra e serviço, por isso Pedro negou a Jesus, ele o seguia de longe, quem segue a Jesus de longe não tem parte com ele, você quer carregar a cruz? Esteja próximo do senhor.

Segundo ele carregava a parte de trás da cruz, ou seja, a frente ia Jesus e ele vinda atrás ajudando, amados à primeira coisa que temos que entender foi o que Moisés já tinha dito, senhor s tu não fores à frente, não quero entrar na terra prometida, você por si só, não fará nada se o Senhor não for adiante de ti, somos cooperadores na obra do Senhor, a obra é dele, a glória é dele, uma coisa que impacta-me é quando leio sobre Frank Blaterman e Jane Seymour no avivamento da rua Azusa, diz que eles pregavam com uma caixa se sapatos na cabeça, buscando assim humilhar-se diante do Senhor e assim não atrapalhar a obra de Deus, temos que ser assim diminuamos e que ele cresça, como diz João batista.

Hoje vemos multidões atrás de pregadores, um dia fui assistir meu amigo pr Dan Duke, peguei-me meditando, estou indo atrás do homem? Deus me falou não você está indo ver-me no homem, pois ele nos quer carregando a arca da sua presença, um beijo em todos e aguardo seu email.




Gostaria de receber aconselhamento? Click no link dos blogs recomendados acima, "Aconselhamento e duvidas",onde o Pastor Ismael e Pra Cleire irão lhe atender.